• "http://www.brimg.info/uploads/7/46a943287d.jpg" style="width: 750px; height: 250px;"
  • "http://www.brimg.info/uploads/1/c51668cccd.jpg" style="width: 750px; height: 250px;"
  • "http://www.brimg.info/uploads/2/e8e5d7ef27.jpg" style="width: 750px; height: 250px;"
  • "http://www.brimg.info/uploads/5/b8a034f178.jpg" style="width: 750px; height: 250px;"
  • "http://www.brimg.info/uploads/1/edf1d6d8cc.jpg" style="width: 750px; height: 250px;"
Translate

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Projeto supera expectativas ao final

Mais de 16 horas de programação durante as oito noites do “Festival de Esperança”, evento que reuniu uma média de três mil pessoas diariamente, no ginásio do Guarani, para uma série de palestras apresentadas pelo conferencista internacional Luís Gonçalves. O programa foi uma resposta aos convites entregues junto com os 250 mil livros Sinais de Esperança distribuídos gratuitamente para cada família da cidade, um presente da Igreja Adventista do Sétimo Dia à população em comemoração aos seus 235 anos. E como resultado, o projeto como um tudo alcançou marcas históricas: 70 litros de sangue doados, beneficiando 210 pessoas; 10 mil DVDs do conferencista distribuídos; 77 batismos e outras 650 decidiram estudar a Bíblia.





Porém, o Festival foi uma fração das atividades realizadas ao longo da semana. A tremedeira causada pelo mal de Parkinson, que há alguns anos acompanha o carpinteiro aposentado Erpídio Eliziário Lizardo, 83 anos, não impediu que ele entregasse na cidade aproximadamente 300 livros. Ele foi um dos 150 voluntários que vieram de mais de 15 cidades do interior paulista para participar de projetos comunitários.

“Toda vida eu fui missionário. Faço isso porque quero ajudar a abreviar a volta de Jesus. Isso me dá alegria, ainda mais quando alguém me agradece pelo livro que deixei com ele”, enfatizou o campineiro, que vive na cidade há 39 anos.

Além dos mais de 150 mil livros distribuídos pelos voluntários durante os últimos 13 dias, eles participaram de uma campanha de doação de sangue que arrecadou 70 litros, quantidade suficiente para beneficiar 210 pessoas. Para o líder dos Jovens Adventistas na região central do Estado de São Paulo, pastor Alceu Filho, a ajuda dessas pessoas foi o diferencial para que o projeto alcançasse sucesso.
“A força da Igreja é a juventude. Quando ela quer trabalhar e tem vontade de fazer o trabalho da Igreja, Deus orienta. Temos que levar a mensagem ao mundo. Essa é a nossa mensagem. Quando ele participa de um projeto como esse ele volta para sua igreja pronto para trabalhar”, afirmou. Ao longo do programa, 71 pessoas foram batizadas, e 650 decidiram estudar a Bíblia. Elas serão acompanhadas por membros de igrejas locais e instrutores bíblicos.
10 mil DVDs com uma série de palestras gravadas pelo pastor Luís Gonçalves também foram entregues pelos jovens de porta em porta. No evento, mais de 1.500 visitantes receberam o mesmo presente.

O zelador Jorge Freire, que trabalha no Guarani há 14 anos, foi surpreendido durante o evento. Transitando pelos corredores do ginásio durante toda a semana para verificar alguma irregularidade, na sexta-feira ele se posicionou no fundo do ambiente para assistir ao programa quando foi surpreendido com a entrega de um exemplar do livro. Ainda folheando as páginas, ele destacou que o trabalho realizado ali é importante para a cidade. “Esse projeto está levando pessoas para outro caminho. Para o bem”, destaca. “Vou ler com certeza. O mundo precisa de esperança.”

Durante a semana o público acompanhou a participação dos mais importantes cantores da música adventista. Nomes como o quarteto Arautos do Rei, quarteto Athus, quarteto Conexão, Luiz Cláudio, Riane Junqueira, Mara Leite, Tatiana Costa, Jonatas Ferreira e Alessandra Samadello deram sua contribuição ao projeto.

Apesar do espaço físico do ginásio ter suas limitações se comparado com a população de Campinas, outro ambiente foi preparado para quem quisesse acompanhar a programação. Todas as mensagens foram transmitidas diariamente via internet, chegando a um total de sete mil computadores conectados ao programa e vinte mil acessos ao site.

Para a segurança dos participantes, uma equipe com duas ambulâncias, seis bombeiros e seis enfermeiros estiveram disponíveis durante todo o período. Nenhuma ocorrência foi registrada. “Este evento foi bem organizado. Os corredores ajudam a ganhar minutos preciosos em situações de emergência”, elogiou o bombeiro Frank Carvalho, que há quatro anos trabalha em eventos religiosos.

Mais de 100 pessoas integraram a equipe responsável por toda a estrutura do evento. Motoristas, técnicos de áudio e vídeo, comunicadores e uma gama de profissionais estiveram reunidos durante os oito dias com o mesmo propósito: levar esperança.

“Essa foi a primeira metrópole do mundo a ser evangelizada. Há quatro meses isso parecia uma loucura. Para o cumprimento da missão, isso se tornou realidade. Esse é um modelo para outros projetos”, afirmou o pastor Oliveiros Ferreira, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a região central do Estado de São Paulo.

Para o pastor Luís Gonçalves, que palestrou durante todas as noites, um fator foi essencial para a realização do programa. “Esse projeto alcançou sucesso porque os membros da Igreja e os jovens se envolveram. Todas as vezes que o povo de Deus se une eles têm força. Campinas está passando por uma mudança de mentalidade evangelística. E é isso que fará a diferença”, apontou.


Nenhum comentário: